INTELECTUAIS REPUBLICANAS

 

No âmbito do IV Ciclo de Conferências "As Mulheres na I República", realiza-se no próximo dia 16 de Deembro do corrente ano, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, a última conferência do mesmo cilco, sendo a entrada livre, recebendo os participantes o certificado de presença. Foi convidada Zília Osório de Castro, Professora catedrática de História das Ideias Políticas no Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para proferir a conferência "As Mulheres Intelectuais na I República". Com partici~pação em vários congressos nacionais e internacionais, no âmbito de temáticas como História, Filosofia Política (como, por exemplo, cidadania, sistema eleitoral, sobre a Europa) ou sobre as mulheres republicanas, tem as seguintes publicações autorais: "Cultura Política: Manuel Borges Carneiro e o Vintismo"" (Dissertação de Doutoramento, 1990), "Portugal e Brasil: debates parlamentares, 1821-1836" (2002) e "Ideias Políticas: séculos XVII-XVIII" (2002). Para além de colaborar nas mais variadas revistas de história (no plano das ideias e das mentalidades), nomeadamente "Revista de História das Ideias", "Cultura: História e Filosofia", "Ler História", "Comumio", "Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas", "Revista Portuguesa de Filosofia", "Lusitania Sacra", "Vértice", entre outras, tem também coordenado e dirigido algumas obras colectivas, nelas igualmente colaborando, como é o caso do "Dicionário no Feminino" (2005). Com algumas obras em preparação e em vias de publicação, realça-se o livro "Ana de Castro Osório, Feminismo e Educação". A Prof.ª Zília de Castro Osório é director da "Revista Faces de Eva / Estudos Sobre a Mulher" (desde 2009), Presidente "Faces de Eva / Centro de Estudos Sobre a Mulher" (2002) e é a coordenadora da equipa de investigação "Faces de Eva / Estudos Sobre a Mulher" (2011). Recorda-se que não é a primeira vez que a Prof.ª Zília de Castro Osório vem a Famalicão através do Museu Bernardino Machado. A primeira foi em 2006, proferindo a comunicação "Universidade e Revolução Liberal", integrada no Ciclo de Conferências "Lutas Académicas e Estudantis"; e a segunda foi em 2007 nos Encontros de Outono, subordinados à temática "As Faces de Eva: perspectivas sobre a mulher portuguesa", com a conferência "O Feminismo na Escola do Estado Novo".

 


AS MULHERES NA I REPÚBLICA


A Equipa de Investigação Faces de Eva / Estudos Sobre as Mulheres, a qual se encontra integrada no Centro de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa e a Biblioteca Museu República e Resistência (Câmara Municipal de Lisboa) realizaram, no âmbito das Comemorações do Centenário da Proclamação da República em Portugal (2010) a exposição “Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República”. Esta mesma exposição vai estar patente ao público no Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, entre 1 a 31 de Dezembro do corrente ano, e a entrada é gratuita.
Na apresentação do catálogo da referida exposição, Zília Osório de Castro diz-nos o seguinte: “Sendo a emergência continuada e militante das mulheres no espaço público um dos traços significativos da dinâmica da sociedade portuguesa desse tempo, torna-se evidente que esquecê-lo ou ignora-lo seria uma lacuna cada vez menos aceitável. As mulheres feministas e republicanas militantes, que estiveram, com outras, na génese da primeira vaga do feminismo em Portugal ainda durante a Monarquia, empenharam-se na luta política a par dos principais dirigentes republicanos e, com eles, souberam projectar os seus anseios e reivindicações. Por seu lado, a República não poderia deixar de reconhecer o contributo feminino para a construção da nova sociedade que despontava.”
Neste âmbito, a exposição “Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República” é constituída por 28 painéis e distribuídos pelas seguintes temáticas: i) Caminhando pela República, ii) Na Revolução… 5 de Outubro de 1910, iii) As Mulheres tomam iniciativa e participam em colectivos de rua, iv) Reunir, Organizar, Mobilizar, v) Pelo Voto… às urnas!, vi) 1913 – nega-se o voto às mulheres, vii) Imprensa: amplificador da voz feminina, viii) Imprensa feminina e feminista, ix) Resistências Monárquicas e Católicas, x) As Mulheres e a Educação, xi) As Mulheres e o Trabalho, xii) A República vai ao teatro, xiii) Moda e Práticas de Lazer, xiv) Outras Expressões Artísticas, xv) Marginalidades, xvi) As Mulheres e a 1.ª Guerra Mundial, xvii) Os Congressos Feministas da Década de 20, xviii) Galeria.
A exposição encontra-se Integrada no Ciclo de Conferências “As Mulheres e a I República”, sendo o mesmo ciclo organizado pelo Museu Bernardino Machado.
Museu Bernardino Machado

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode